top of page

FURIOSA

Decepcionante e Desnecessário.

POSTER DO FILME FURIOSA
POSTER DO FILME FURIOSA

Falta carisma e cuidado no desenvolvimento do mundo e dos personagens. Os personagens e os veículos perderam aquele sentimento de paganismo pós-apocalíptico, que ‘Fury Road’ criou de forma tão elegante, com um simples grito de “V8” e dedos entrelaçados. O filme gasta seu tempo explicando coisas de mais, que ao invés de adicionar ao universo, acaba assassinando a curiosidade do público, sem deixar espaço para a imaginação completar as lacunas, o que foi um dos pontos altos dos filmes da franquia. Mad Max sempre teve essa qualidade, de te deixar se perguntando como as coisas chegaram a esse ponto, qual era o passado de cada pessoa, etc. Ele fazia isso de forma sutil, com as imagens que ele te mostrava, fosse com a quantidade de carros policiais sob o comando de Humungus, ou até mesmo com a foto que ficava na caixa em que ele guardava seu revolver.


cHARLISE TERON - FILME FURIOSA ORIGINAL
CHARLIZE THERON - FILME FURIOSA ORIGINAL

Talvez o pior pecado desse filme foi com personagem principal.


Furiosa acabou perdendo toda a mística que Charlize Theron colocou na personagem, roubando sua humanidade e a transformando em uma personagem de ação genérica.


Anya Taylor-Joy, embora seja uma boa atriz, não era a pessoa certa para esse papel. Não só elas não se parecem, como o estilo de atuação delas é completamente diferente. Parece que ela foi escolhida porque seu nome está em alta, e só por isso. Se aproveitaram dele, como se aproveitaram do nome Mad Max, para entregar um filme fraco, com atuações sem alma. Uma pena, pois se tivessem feito outra história, com outra personagem, em outro cenário, talvez tivesse sido um filme bem melhor.


Chris Hemsworth, Dr. Dementus,
Chris Hemsworth, Dr. Dementus,

Já o personagem de Chris Hemsworth, Dr. Dementus, não trouxe nada de especial para o cenário, sendo ofuscado pelo próprio exagero, parecendo não pertencer ao universo.

A biga de moto por exemplo foi uma oportunidade perdida e um exemplo da falta de cuidado.


Os carros de Fury Road pareciam orgânicos e realistas, com um cuidado colocado sobre eles. A biga de motos dele não teve charme, cuidado, e não parecia funcional. Basta comparar com os carros de Imortan Joe de Fury Road, ou de Humungus. Um é artístico o outro funcional, os de Dementus não são nada.


O plot em si é fraco, sem atingir a carga emocional necessária para um filme de vingança, nem a construção para um filme de ação, se arrastando demais em alguns momentos, e exagerando em outros, no fim criando um filme que não parece se levar a sério, buscando mais impressionar que fazer sentido. Pior ainda, ele estraga o arco da personagem Furiosa, tudo isso para o quê? Terminar o filme com mais um discurso batido de “Você e eu somos a mesma pessoa”?


Resumindo: Seis minutos de aplausos foi um gigantesco exagero e desserviço à Arte, e uma ode a necessidade desse mundo atual de tudo ser incrível e maravilhoso, jogando a razão e a capacidade crítica no lixo.


Furiosa é no fim, um filme medíocre e merecedor do esquecimento. Não foi um parto de assistir como Casa do Dragão, que ofende cada neurônio que você tem no seu cérebro, mas ainda assim, foi um desperdício de tempo e dinheiro, onde poderia ser mais bem gasto em outro filme da franquia, mas o que podíamos esperar da Hollywood falida criativamente dos tempos atuais?


Conrado Paladini

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


lucianodeschamps74
lucianodeschamps74
Aug 24, 2024

Eu desisti de assistir a esse longa só por ver o trailer. Já era previsível uma história fraca e uma nova versão forçada apenas para arrecadar dinheiro à sombra dos sucessos anteriores de bilheteria.

Like
bottom of page